quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Presidente da Câmara e partidos políticos solicitam revisão de títulos eleitorais em Timbiras

Por Hildenilson Sousa

Assessor de Comunicação da Câmara Municipal de Timbiras – MA

Devido às constatações de fraudes e falsificações ocorridas no Cartório de Registro Civil de Timbiras, usadas para obter títulos de eleitores “fantasmas” e conseguir aposentadorias da Previdência Social, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Bebeto Coelho (PV), o Vice-Prefeito Eduardo Luz (PSL) e mais 9 (nove) Partidos Políticos impetraram Petição junto ao TRE/MA requerendo revisão ou correição na 85ª Zona Eleitoral do Município.

Os Partidos DEM, PP, PRP, PSL, PR, PSDB, PDT, PV e PCdoB estão unidos em torno da causa comum de esclarecer questões relacionadas ao eleitorado timbirense, já que houve a descoberta pela Polícia Federal em 27 de Abril de 2010 de um esquema fraudulento, envolvendo os Cartorários Titulares Léa Alvim e Luis Antonio Alvim, até então proprietários da Serventia Extrajudicial de Timbiras.

Segundo o Corregedor do Tribunal de Justiça (TJMA) Antonio Guerreiro Júnior, a Polícia Federal em operação no Cartório, encontrou 900 Títulos Eleitorais possivelmente obtidos com Certidões de Nascimento falsas. A PF relata a descoberta de 1.434 Certidões falsificadas, o que equivale 7,78% do Colégio Eleitoral local, que apresenta 18.438 eleitores.

A Assessoria de Comunicação da Corregedoria divulgou no Site do TJMA a seguinte afirmação: “A falcatrua no cartório de Timbiras teria dois objetivos: lesar o INSS e afiançar crime eleitoral. A polícia suspeita que pessoas que nunca existiram ‘movimentaram’ os esquemas das falsas aposentadorias e da emissão de títulos”.

Nas eleições de 2010 Timbiras registrou um índice de abstenção com 35% de eleitores ausentes, fato que sugere a existência da fraude, o que exige das futuras coligações um acompanhamento mais rigoroso nas próximas eleições municipais. Por isso decidiu-se pelo pedido de abertura de investigação do número exato de votantes.

Observa-se o fato de que, proporcionalmente ao número de habitantes (27.996 segundo o Censo IBGE 2010) há uma curiosa distorção, ou seja, 65,85% da população estão aptos a votar, número matematicamente improvável. A partir desta constatação lideranças políticas timbirenses decidiram pedir à Justiça que corrigisse tal indício de crime.

Bebeto Coelho (PV) esclarece a motivação da solicitação junto ao TRE, e diz que é: “Em função da mudança dos serviços cartoriais, em que foram evidenciadas irregularidades em Títulos, e devido ao suposto número de eleitores sem comprovado domicílio eleitoral em Timbiras”.

O Presidente do Legislativo Municipal diz que independentemente de coligações, ou de oposição, esse trabalho conjunto e multipartidário visa trazer mais confiança para a política timbirense.

A fraude eleitoral e previdenciária em Timbiras foi notícia na Imprensa de todo o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário