segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Leitor sugere: "Não Reeleja Nimguém"

Um leitor, comentando matéria dos vereadores da cidade de Timbras trouxe a baila um assunto pertinente. Ele sugeriu uma campanha intitulada ‘NÃO REELEJA NINGUÉM” e o blog tomou a liberdade de estendê-la para outras cidades da região dos Cocais.

Na história brasileira, com exceção da reeleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que no segundo mandato chegou a mais de 70% de aprovação popular, todas as demais teem sido desastrosas. Até a recondução ao cargo com intervalo de mandato como foi o caso de Biné Figueiredo em Codó e da família Foto em Timbiras (1º Chico/2º Dirce) não tem se mostrado a contento dos moradores destas duas cidades.

PERITORÓ

Em Peritoró, o prefeito Agamenon Milhomem voltou após o mandado de Pe. Josias, que também deseja voltar este ano. Mas desta cidade também se houve muitas reclamações. Os professores estão em constante confronto com o governo e uma fiscalização do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) comprovou, recentemente, problemas considerados graves na área de saúde.

CODÓ

Ricardo Archer governou 8 anos consecutivos, fez bom trabalho nos primeiros quatro anos, tanto que foi reeleito, mas terminou o oitavo ano com uma Codó cheia de lixo e urubus. Seu comportamento de quem já não agüentava mais ser prefeito derrubou a chance de Zito, apoiado por ele na época, de subir ao poder.

Biné concentrou tudo em urbanização e tratou educação de forma retrógrada, anacrônica (quer ver? Tente lembrar de um grande projeto nesta área feita por seu governo, algo que tenha diminuído o analfabetismo, as taxas de evasão escolar, o número de escolas construídas de cipó, barro e talo ou a vida do professor). A saúde foi aquela do HGM, tão boa quanto ele diz que a de Zito Rolim é.

TIMBIRAS

Robson, em Timbiras, também governou por dois mandatos e não se ver o clamor dos timbirenses por seu retorno às

Ex-prefeito Robson Antonio

rédeas do município, daí podemos extrair várias interpretações sobre o resultado de sua governabilidade. Era acusado por sua oposição de estar sempre ausente da cidade e de gostar de aparecer, sobretudo, nos fins de semana para tocar violão.

Dirce Maria e Chico do Foto foram tão perfeitos que não podem nem abrir a boca par falar em ser pré-candidatos.

NAS CÂMARAS

Nas Câmaras municipais destes três municípios existem vereadores caindo os dentes, mas se compararmos o tempo de mandato destes com o que efetivamente fiscalizaram ou criaram de leis para melhorar a vida de seus eleitores não podemos tirar outra conclusão – o leitor tem razão, é hora de aposentá-los.

Vereador em Codó, Timbiras e Peritoró é aquele cara que gosta de se posicionar em apoio ao prefeito ou do lado de algum ex-prefeito que anda babando de sede pelo poder. Resultado, brigam, se esculhambam, defendem, atacam e o tempo vai passando, passando. Quando nos damos conta eles já estão é batendo em nossas portas, de novo, pedindo aquele voto.

E QUEM NOS GARANTE?

E quem nos garante que os atuais, todos com chances de reeleição (Zito Rolim, Nonato Pessoa e Agamenon Milhomem) não nos trarão as mesmas decepções?

Da mesma forma, nossos vereadores.

O que farão estes caras que já foram prefeitos ou parlamentares municipais voltando ao poder (referindo-me aos que estão fora dele hoje). Farão diferente ou nos darão do mesmo fel que impregnou suas administrações descuidadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário