segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ministério da Cultura veta repasses a cidades sem bibliotecas Municipais

O Maranhão aparece na liderança entre os estados com mais municípios sem bibliotecas; 62 cidades maranhenses estão nessa situação.

Desde sexta-feira (4), todos os municípios do país passam a só receber recursos do Ministério da Cultura se tiverem bibliotecas públicas em pleno funcionamento. A condição está prevista em portaria publicada no “Diário Oficial da União”.

As bibliotecas devem ser administradas pela própria prefeitura. Outros espaços existentes em escolas ou de iniciativa filantrópica não são consideradas.

O ministério diz que há cidades que, embora tenham recebido da União livros, mobiliário e outros materiais, não promoveram a inauguração de suas bibliotecas.

Há casos também de bibliotecas que já foram inauguradas em algum momento, mas que foram depois fechadas ou que funcionam em poucos dias da semana.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse na sexta que a determinação não tem caráter punitivo.

O objetivo da decisão, afirma, é estimular as prefeituras a manterem as bibliotecas abertas à população.

Em falta – O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, divulgado no mês de abril deste ano, apontou que 420 municípios do país não tinham bibliotecas públicas no ano de 2009.

O levantamento, encomendado pelo MinC, foi realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O estado do Maranhão aparecia na liderança entre os que não tinham bibliotecas municipais, com 62 cidades nessa situação, seguido de São Paulo (51). É o levantamento mais atualizado sobre o assunto que está disponível.

Site – O Ministério da Cultura planeja criar um canal de comentários e reclamações sobre o assunto dentro de um portal com previsão de lançamento ainda neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário