quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Municípios podem se inscrever no Praças do PAC até 29/10


BRASÍLIA – Ainda dá tempo dos municípios se inscreverem no projeto Praças do PAC. Os prefeitos ou representantes legais devem encaminhar a proposta até o dia 29 de outubro. A iniciativa é um dos eixos de trabalho do PAC 2. As Praças são uma espécie de centro de referência contendo inúmeros serviços e atividades voltadas para toda população, em especial os jovens.

O montante investido na juventude nesta etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, que vai de 2011 a 2014 demonstra que cada vez mais a juventude ocupa seu espaço na agenda do desenvolvimento do Brasil. Serão 5,7 bilhões de reais para construção de equipamentos públicos para juventude ampliando o acesso ao esporte, cultura e lazer.

Para Danilo Moreira, presidente do Conjuve, os gestores de juventude e conselhos municipais e estaduais de juventude têm papel fundamental na apresentação deste projeto aos prefeitos uma vez que o público jovem será um dos maiores beneficiários do projeto. “É preciso protagonismo para incentivar os gestores e facilitar o acesso a todas as informações para tornar possível a aprovação das propostas”, enfatizou.

Há três modelos de Praças: o pequeno (700 m²), o médio (3.000 m²) e o grande (7.000 m²). Nos menores haverá cinema para 48 pessoas, biblioteca, telecentro, salas multiuso, pista de skate, equipamentos de ginástica, jogos de mesa, kits para práticas de esportes e os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Este modelo é apenas para locais sem o espaço físico necessário para as construções maiores.

Já o médio possui tudo que o menor além de uma quadra coberta, um espaço criança e uma pista de caminhada. A sala de cinema também é um pouco maior, com 60 lugares. Tanto o modelo um quanto o dois tem o orçamento estimado em R$ 1,9 milhões.

O terceiro modelo é destinado apenas às cidades com mais de 400 mil habitantes. É o maior e mais completo dos projetos. Ele tem as mesmas coisas que o anterior, sendo que a sala de cinema comporta o dobro de espectadores (120 lugares). Há também uma quadra de areia para vôlei e futebol, vestiário, espaço para terceira idade, anfiteatro e mais salas multiuso. O custo estimado para a construção desse modelo é de R$ 3,3 milhões.

O prazo para entrega das propostas vai até 29 de outubro. A seleção será feita por um grupo interministerial a ser definido e o resultado final sai no dia 10 de dezembro. Mais informações no manual de seleção (http://pracasdopac.gov.br/Arquivos/manual_pracas.pdf) ou no site: www.pracasdopac.gov.br

Ascom/Conjuve

Nenhum comentário:

Postar um comentário