quinta-feira, 15 de julho de 2010

Projeto Rondon realiza capacitações em Timbiras


Com o objetivo de fazer uma integração social envolvendo o Governo Federal, as Instituições de Ensino Superior, os Estados e os Municípios brasileiros, o Projeto Rondon vem disseminando várias ações positivas nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Gestão Pública por todo o País.
Em Timbiras o Projeto Rondon está sendo realizado entre os dias 11 a 24 de Julho, com realização de Cursos e de Oficinas de Capacitação em várias Escolas, na Câmara de Vereadores e na Zona Rural. A abertura oficial dos eventos socioeducativos aconteceu neste dia 13.07.2010 na Escola Maria de Lourdes Coelho.
Autoridades do Município estiveram presentes no início dos trabalhos da Operação Catirina. A Operação é formada por uma equipe de 21 pessoas (Professores e Acadêmicos) de duas Universidades, a Univale (Governador Valadares/Minas Gerais) e a Univille (Joinville/Santa Catarina), e pelo Exército (01 Sargento do 24° Batalhão de Caçadores de São Luis – MA).
A Operação Catirina será realizada no Estado do Maranhão no período de 10 a 26 de Julho. A cidade de São Luis funcionará como Centro Regional desta Operação. Os Municípios participantes são estes: Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bom Jardim, Cantanhede, Humberto de Campos, Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim, Joselândia, Nina Rodrigues, Paulo Ramos, Pindaré-Mirim, Pio XII, Pirapemas, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Santa Rita, São Benedito do Rio Preto, São Luís Gonzaga do Maranhão, Timbiras, Tufilândia e Vitória do Mearim.
O Prefeito Raimundo Nonato da Silva Pessoa (PT) se pronunciou a respeito desses trabalhos e da importância da parceria entre a Prefeitura de Timbiras e o Projeto Rondon. O Prefeito declarou que queria “pedir para todos os inscritos para participarem dos cursos, pois este é um momento impar e especial para Timbiras, que os timbirenses aproveitem cada minuto, e que levem para os outros esses conhecimentos”.
Outro ponto de apoio para o Projeto é a Câmara Municipal, onde foram realizadas reuniões preparatórias da Operação Catirina, nome da missão rondonista no Maranhão. O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antonio Carlos Alves da Silva (PT) falando em nome de todos os Vereadores disse que “agradecemos a vinda do Projeto Rondon, e parabenizamos aos alunos e alunas das Universidades participantes, pois somos gratos, e ficamos felizes pelos cursos práticos que acrescentarão no saber e na construção de uma cidade e de um mundo melhor”.
A coordenação universitária do Projeto em Timbiras é composta pelas Professoras Waleska Mendes, Iolanda Maria Pereira de Sousa, Eliane Maria Martins e Kirian Tertuliano. O Ministério da Defesa é representado pelo Sargento Otávio (24° BC).
No total 16 Acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Educação Física, Psicologia, Enfermagem, Pedagogia, Nutrição, Engenharia Ambiental, Farmácia, Economia e de Sistemas de Informação (Informática) integram a equipe multiprofissional que realizará as capacitações de Desenvolvimento Sustentável e melhorias da Qualidade de Vida.
O site do Ministério. da Defesa informa que as origens do Projeto Rondon surgiu de um trabalho de Sociologia na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 1966, que se concretizou em 11 de Julho de 1967, quando 30 Estudantes e 02 Professores Universitários do Rio de Janeiro permaneceram por 28 dias no então Território de Rondônia. A nova fase do Projeto foi reiniciada em 19 de Janeiro de 2005 em Tabatinga, Estado do Amazonas.
O Projeto leva o nome do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, militar, cientista e indigenista brasileiro.

Um comentário:

  1. O site está de parabéns.
    Engrandeçe a cidade de Timbiras e marca a juventude de Timbiras como um modelo de força política no estado do Maranhão.

    Antônio Carlos Vieira de Souza Filho (Historiador e Psicólogo) - Governador Valadares-MG

    ResponderExcluir