segunda-feira, 22 de março de 2010

Juventude da UGT é eleita para Vice-Presidência do Conselho Nacional de Juventude

João Vidal, Secretário Nacional Adjunto de Juventude da UGT, foi eleito para representar a Sociedade Civil junto à mesa diretora do Conselho Nacional de Juventude – Conjuve. A Presidência do Conselho será exercida por Danilo Moreira, da Secretaria Geral da Presidência da República. O presidente é indicado pelo Governo.

A eleição de Vidal, realizada no último dia 10, se deu por unanimidade entre os conselheiros, fato importante a ser ressaltado, afinal o Conjuve é composto de 20 cadeiras do poder público e 40 da sociedade civil, e aí estão representações das mais diversas entidades brasileiras que trabalham com a temática juvenil, dentre as quais se destacam as centrais sindicais, movimento estudantil, partidos políticos, ONGs, etc..

“O principal desafio para nossa gestão será inserir na agenda eleitoral a pauta das políticas públicas para juventude, pactuando com os (as) candidatos (as), propostas que atendam as demandas específicas de quase 51 milhões de jovens entre 15 e 29 anos”, disse Vidal.

A solenidade de posse contou com a participação de diversas autoridades do executivo e do legislativo federal, além de representantes de entidades que defendem os direitos da juventude.

A ministra da Secretaria Especial de Mulheres, Nílcea Freire, ressaltou a importância do Conselho na defesa dos direitos dos jovens, sobretudo as jovens mulheres.

O Secretário Executivo da Presidência da República, Beto Cury, afirmou que o Conjuve reflete o esforço de uma parcela significativa da sociedade em prol da juventude. Ele ressaltou que o Conselho é um parceiro valioso da Secretaria na construção de uma política social que assegure direitos e oportunidades aos jovens.

O Conselho foi criado em junho de 2005 com a finalidade de formular e propor diretrizes para a promoção de políticas públicas de juventude, fomentar estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica juvenil e o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. Para este ano o Conjuve conta com um orçamento de quase 2 milhões de reais para executar seus trabalhos.

Ato no Senado Federal
Após a solenidade de posse, a mesa diretora foi recebida pelo presidente do Senado, o Senador José Sarney (PMDB/AP) enquanto cerca de 200 conselheiros lotavam as galerias em ato pela aprovação da PEC da Juventude.

Ainda no Senado Federal, só que no dia seguinte, João Vidal foi convidado pelo Senador Paulo Paim (PT-RS) para participar de audiência pública para discutir Políticas Públicas para Juventude. A audiência aconteceu na sala da Comissão de Direitos Humanos do Senado, foi presidida pelo próprio Senador Paim transmitida ao vivo pela TV Senado.

Fonte: UGT

Nenhum comentário:

Postar um comentário