sexta-feira, 12 de março de 2010

Empossados mesa diretora e integrantes da sociedade civil do Conjuve

A mesa diretora do Conselho Nacional de Juventude e os 67 integrantes da sociedade civil, para o biênio 2010/2011, tomaram posse na última quarta-feira (10/03), durante 2º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. O secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, Danilo Moreira e o secretário nacional adjunto da juventude da União Geral dos Trabalhadores, João Vidal, respondem agora respectivamente pela presidência e vice-presidência do Conjuve.

Eles concordam que os principais desafios da próxima gestão serão inserir na agenda eleitoral a pauta das políticas públicas de juventude e manter as conquistas junto ao novo presidente eleito. A solenidade de posse contou com a participação de diversas autoridades do executivo e do legislativo, além de entidades que defendem os direitos da juventude.

A ministra da Secretaria Especial de Mulheres, Nílcea Freire, ressaltou a importância do Conselho na defesa dos direitos dos jovens, sobretudo a mulheres. “Fazer com que as desigualdades desapareçam este é o papel dos jovens e o Conjuve como representante deles tem muito a contribuir”, disse.

O secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, afirmou que o Conjuve reflete o esforço de uma parcela significativa da sociedade em prol da juventude. Ele ressaltou que o Conselho é um parceiro valioso da Secretaria na construção de uma política social que assegure direitos e oportunidades aos jovens.

O deputado federal e vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), informou que uma das prioridades do Governo Lula foi desenvolver projetos e programas sociais voltados exclusivamente para os jovens.

Maia reconhece que muito ainda tem que ser feito e o Conselho deve continuar cobrando das autoridades investimentos em políticas públicas de juventude. “Acredito que a pauta da juventude está consolidada e tenho esperança que não importa quem seja o novo presidente ela será mantida”, comentou.

Ato no Senado Federal
Após a solenidade de posse, a mesa diretora e cerca de 200 conselheiros foram até o Senado Federal e lotaram as galerias em ato pela aprovação da PEC da Juventude. O presidente do Conjuve, Danilo Moreira, acompanhado de conselheiros de juventude municipais e estaduais, foi recebido pelo presidente do Senado Federal, o senador José Sarney (PMDB/AP).

O encontro foi intermediado pelo senador Paulo Paim (PT/RS) um grande defensor da PEC da juventude no Congresso. Danilo Moreira relembrou ao presidente Sarney que faz um ano que ela foi votada e aprovada por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal e ainda não entrou na pauta de votação. Ele ressaltou ao presidente Sarney da importância que a PEC entre na pauta antes do processo eleitoral.

O presidente José Sarney reconheceu que é importante que a PEC da Juventude entre logo em votação e se comprometeu a fazer todo o possível para que a pauta seja logo desobstruída e a PEC o quanto seja votada.

Durante a sessão do Plenário, com a galeria lotada de conselheiros, vários senadores de diversos partidos se posicionaram a favor da aprovação da PEC e se comprometeram a colocá-la em votação até a próxima semana.

Lançamento de pesquisa PNUD
A quarta-feira (10/03) foi marcada também pelo lançamento em português da pesquisa “Inovar para Incluir: jovens e desenvolvimento humano”, sobre aspectos econômicos, sociais e de mercado de trabalho dos jovens dos quatro países fundadores do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de contribuir para o debate sobre a importância de se investir na juventude para avançar na questão do desenvolvimento humano.

A pesquisadora Regina Novaes, uma das idealizadoras do trabalho, ressaltou que é importante que o relatório chegue à ponta, sobretudo os pequenos municípios, e sirva como base para os que trabalham com as políticas públicas de juventude.

Segundo o estudo, o Brasil, 75º no Ranking do IDH, é o único país dos quatro que alcançou uma melhora substancial no médio prazo, com uma redução de mais de um terço da pobreza estrutural diz o estudo. Ele sugere que este comportamento está associado a um forte aumento nos investimentos no nível educativo dos jovens registrado nos últimos anos.

Outro ponto importante do dia foi o lançamento do Mapa dos Conselhos, um estudo realizado pela Comissão de Articulação e Diálogo do Conjuve com 105 Conselhos Estaduais e Municipais


www.juventude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário